quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ecofeira ouviu consumidores

No, dia 28 de setembro, sábado, alunos da Faculdade Mário Schenberg dos cursos de Administração de Empresas e Marketing, sob orientação dos professores Milton Nunes Pedroso e Prof Ricardo realizarão uma pesquisa mercadológica em alguns pontos de Cotia e Granja Viana.

A ação, além de atividade complementar da formação profissional dos alunos, visa apoiar o planejamento da Ecofeira Granja Vianna, cujos expositores têm se organizado cada vez mais com apoio de cosultores especializados.
 

Os expositores da Ecofeira formaram recentemente uma associação para autogestão de suas atividades. A pesquisa no dia 28 acontecerá nos seguintes pontos: Mercado Municipal de Cotia, RT 23, Centro Comercial Padaria Dona Deola, Centro Comercial Bem Te Vi. A proposta é conhecer o perfil dos consumidores de produtos orgânicos da região, para implementação de melhorias e aperfeiçoamento da Ecofeira.


Outubro 2013: Duas Ecofeiras mais

As Ecofeiras foram criadas há três anos com o objetivo de aproximar o produtor rural orgânico de Cotia e região do mercado consumidor. São verduras, legumes, cogumelos e alguns produtos hortícolas de origem japonesa, como também flores de vaso e ervas medicinais.
Ao longo de sua trajetória, o evento agregou produtores de alimentos processados – pães, produtos com soja, geléias, conservas, chutneys – e também artesãos sustentáveis, que criam peças a partir do reaproveitamento de materiais ou de matérias-primas renováveis.
No evento também acontece a AUESCAMBAU, feira de trocas promovida pelo Movimento Transition Town: basta trazer livros, CDs, brinquedos, peças de roupas ou algum utilitário em bom estado de conservação.
No mês de outubro serão duas edições do evento, dias 06 e 13, com atividades em comemoração ao dias da crianças. No dia 06 de outubro a Ecofeira acontecerá no páteo do estacionamento da Igreja Santo Antônio, com oficina de gastronomia da Chef Flávia Grevo para crianças. No dia 13 de outubro, a Ecofeira será na Escola Granja Vianna, e a programação inclui oficina de alimentação viva com o Chef Niels Kloumberg.
Promoção: Secretaria de Relações Governamentais/Prefeitura de Cotia; Faculdade Mário Schenberg; Site da Granja; Movimento Transition Town
Apoio: LocTudo, Ciagraph, SELVA- Sociedade Ecológica Verde Amarelo, Igreja Santo Antônio e Escola Granja Vianna

Mais informações: 11 4614 2952

Setembro teve Ecofeira em dose dupla



Agosto 2013


Rodas de conversa aquecem arraiá na Ecofeira

O Arraiá Junino foi a edição deste mês da Ecofeira, e ocorreu na Escola Granja Vianna no último domingo. com decoração típica e animada pelos bonecos do mestre da cultura popular cotiana Inimar dos Reis, cerca de 46 expositores ofereceram diferentes produtos, entre a produção orgânica local, alimentos processados e artesanato sustentável.
A Ecofeira de Junho ainda ofereceu as rodas de conversa, como a de aquaponia, degustação de vinhos orgânicos por Carolina Escobar e dança circular puxada por Jany Vargas. Mauro Pires, secretário de Relações Governamentais, elogiou a feira: “ Esta é uma das ações que mais nos orgulhamos em apoiar; em nome do prefeito Carlão reitero o suporte da  administração municipal para que este evento consolide-se cada vez mais”.
Em seu terceiro ano de existência, que completa em setembro, para quando está agendada uma edição especial, a Ecofeira nasceu da necessidade de valorizar a produção orgânica da região, bem como para incentivar o consumo local. O evento acontece uma vez por mês, conforme previamente divulgado pela imprensa local, alternando o endereço entre o salão de eventos da Igreja Santo Antônio e a Escola Granja Vianna.
A Ecofeira Granja Vianna é uma promoção conjunta da Prefeitura de Cotia, através da Secretaria de Relações Governamentais, Site da Granja, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg. Conta ainda com os seguintes apoios: Escola Granja Vianna, Igreja Santo Antônio, Loctudo, Ciagraph, Felix Office e SELVA- Sociedade Ecológica Verde Amarelo.]
Mais informações sobre esta ação na Secretaria de Relações Governamentais , fone 4614 2952.



Dia das mães 2013


Ecofeira de aniversario Abril 2013


Ecofeira de Março


Ecofeira é referência nas cidades vizinhas - Fevereiro de 2013

Com o intuito de replicar o modelo de economia solidária da Ecofeira na cidade de Barueri, os técnicos Marco Antônio e Adriana da Secretaria de Meio Ambiente de Barueri vieram a Cotia na sexta-feira (22/2) para conhecer mais sobre a tecnologia social envolvida na organização das Ecofeiras.
Eles foram recebidos pela diretora de Articulação da Secretaria de Relações Governamentais, Cristina Oka que participou da organização das Ecofeiras desde seu início.
Uma série de questões relacionadas aos princípios norteadores das Ecofeiras, parcerias, organização, capacitação de expositores, processo seletivo de novos expositores foram abordados durante a reunião.
Cristina Oka explicou que hoje a Ecofeira, no seu terceiro ano, apresenta um grau de maturidade e sustentabilidade conquistado pela comissão de fomento e expositores que garante sua continuidade. “Os expositores vivenciaram o processo de trabalhar em coletivo por dois anos, e também foram capacitados em associativismo: resultou que formaram uma entidade para apoiar, promover e participar dos destinos das Ecofeiras, a SOCIESC – Sociedade dos Expositores da Feira Orgànica e Sustentável de Cotia”.
Além de conhecerem mais sobre o funcionamento das ecofeiras, os técnicos vieram também prospectar a possibilidade dos produtores orgânicos de Cotia participar de uma feira em Barueri, já que eles não possuem área ou produção rural no município.
A primeira Ecofeira de 2013 será no dia 17 de março, no salão de eventos da igreja Santo Antônio, na Granja Vianna, e o tema do evento será Mãe Terra- O Sagrado Feminino.

Natal fecha ano de 2012 de sucesso das Ecofeiras


Seiscentas pessoas participaram da Ecofeira de Natal no salão de eventos da Paróquia Santo Antônio, no último dia 15 de dezembro,  dentro da  programação do Natal de Luzes.
A oferta dos produtos agrícolas orgânicos, alimentos processados naturais e integrais e artesanato sustentável foi ampliada em função das festividades de Natal. A comunidade granjeira continuou prestigiando esse espaço de comercialização e de encontro tradicional dos moradores da região.
Diversas atrações artísticas aconteceram durante a Ecofeira de Natal, como apresentação de jazz, Folia de Reis, Malabares, entre outras.
As Ecofeiras  ocorrem há dois anos em Cotia, e dela participam cerca de 45 expositores. As edições de 2012 foram frequentadas por cerca de 6.000 pessoas.
A Ecofeira Granja Vianna é uma promoção da Prefeitura de Cotia através do Departamento de Turismo/ Secretaria de Cultura e Turismo, Site da Granja, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg. A Edição de Natal teve o apoio especial do Padre Pedro e da comunidade da Paróquia Santo Antônio, e conta com apoio permanente da Ciagraph, Loctudo, I-Grafix e SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo.

Atualizando de onde paramos

Para servir como memória, vamos colocar retrospecto das Ecofeiras de onde tínhamos parado: Novembro de 2012

Atrações Culturais conquistam público da Ecofeira Granja VIanna
A Ecofeira de Novembro trouxe ao SESI diversas atrações culturais, e movimentou cerca 500 visitantes, na tradicional exposição de flores, legumes, verduras e cogumelos produzidos na região, bem como artesanato sustentável e alimentos processados naturais ou integrais.
A programação começou com a Roda de Conversa sobre Cultivo de Orquídeas, conduzida por Rafael Cantoni, do Orquidário Mucuripe, com a participação de 20 pessoas. A seguir, um aulão lúdico de capoeira foi realizado pelo Prof. Charada, que envolveu público de diferentes faixas etárias.
Uma apresentação de comédia stand up,  Risofolia, da Cia São João de Teatro, divertiu os presentes com os personagens contando fatos hilários da vida cotidiana. O espetáculo foi disponibilizado em parceria com o Ponto de Cultura CEACOTUR da SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo,
A AUESCAMBAU, tradicional feira de trocas promovida pelo Movimento Transition Town foi outro ponto de grande movimentação da Ecofeira, com a filosofia do escambo e reaproveitamento de peças a promoverem o consumo consciente.
Diferentes produtos foram expostos na ECO-SESI, como por exemplo, os derivados do reaproveitamento de fibras de côco em substituição ao xaxim, que se encontra em extinção, e seus  usos diferentes como recheios de almofadas para cães, substrato de paredes verdes, etc.
“Já virou um ponto de encontro na Granja, e mesmo sendo itinerante, a Ecofeira é acompanhada por um público fiel à um estilo de vida que une sustentabilidade, arte e cultura” – coloca Cristina Oka, Diretora de Turismo

As Ecofeiras são uma promoção do Departamento de Turismo/Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Cotia, Site da Granja, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg, e contam com apoio da CIAGRAPH, I-Grafix, LOC TUDO e SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo. Esta edição de novembro contou ainda com o apoio do SESI Granja Vianna.