quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Expositor: Colhendo Sustentabilidade


Elo da Terra: Economia solidária na agricultura urbana

Produção que será levada à Ecofeira
Práticas Comunitárias de Segurança Alimentar e Agricultura Urbana
O projeto Colhendo Sustentabilidade iniciou suas atividades em novembro de 2008 no município de Embu – SP, a princípio financiado com verba do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e atualmente financiado e gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Estância Turística de Embu das Artes e execução técnica da Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE.
O objetivo geral do projeto é, por meio da agricultura urbana e peri-urbana (AUP), promover a inserção socioeconômica, o combate à fome, a segurança alimentar e nutricional, a educação socioambiental, o resgate do saber popular, a geração de trabalho e renda e a economia solidária com ênfase na produção orgânica/agroecológica. Todo processo educativo ocorre de forma participativa, cooperativa e comunitária possibilitando a subsistência das famílias envolvidas e comercialização do excedente.
O Empreendimento Solidário Elo da Terra se formou por iniciativa própria dos agricultores urbanos que se envolveram no Projeto Colhendo Sustentabilidade, após um ano de trabalho coletivo.
Atualmente, o Empreendimento produz e comercializa hortaliças saudáveis dentro dos princípios da agroecologia e do cooperativismo, gerando renda complementar para suas famílias e promovendo o consumo consciente entre os munícipes consumidores. Além das hortaliças, o grupo também comercializa outra linha de produtos que desenvolve como: sabão ecológico artesanal, chás medicinais, temperos prontos e repelente de citronela.
Contato do Empreendimento Solidário Elo da Terra: colhendosustentabilidade@yahoogrupos.com.br – telefone: (11) 7294 6589

Nenhum comentário:

Postar um comentário