quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que foi a Eco-Feira Verde (uma redundância saudável)...

Criançada participou do plantio
Oficina de bonecos comestíveis

Oficina de dobradura com jornal

Pimentas aquecem a Ecofeira

No dia (5/6), ocorreu a 7ª edição da Ecofeira, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Escola Granja Viana (EGV), e reuniu aproximadamente 500 pessoas.
Além de todo o conceito dos produtos comercializados (orgânicos, naturais e sustentáveis), aconteceu uma programação especial de oficinas e roda de conversa, como a de Papier Machê, feito a partir de bases de embalagens reaproveitadas; Bonecos Comestíveis, ministrado por Camila Donato; Origami com jornal – Do meu lixo cuido eu: uma alternativa para sacolinhas plásticas no lar; e roda de conversa sobre biomassa de banana verde, seu uso na alimentação e propriedades nutritivas e medicinais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os expositores da ecofeira Rosemarie Jensen e Celso Freitas, fizeram a doação de cerca de 450 mudas aos visitantes entre espécies nativas como aroeiras, palmito juçara, entre outras. Cada muda foi acompanhada de um folheto explicativo sobre o manejo e instruções de plantio.
Também foi realizado um plantio simbólico com a participação das crianças. O secretário municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, Rubens Gurgel e equipe, participaram das ações durante a Ecofeira. Além da distribuição de mudas e plantio, a Secretaria fez o lançamento do projeto de caixas de papelão para substituir sacolinhas plásticas.
“Passamos por um momento de mudança de paradigmas culturais, muito importantes na conservação ambiental e que influirão decisivamente no cotidiano. A substituição de sacolinhas plásticas por formas alternativas de transporte de compras, é apenas um pequeno exemplo disso”, disse Rubens Gurgel.
As Ecofeiras têm atraído um público permanente, que sabem que vão encontrar produtos que atendam às suas necessidades de qualidade na alimentação e de vida, além de arte e artesanato diferenciados, explicou a diretora de Turismo, Cristina Oka, ressaltando que o público tem prestigiado, gerando sempre bons resultados aos expositores, produtores rurais e artesãos.
Em julho, haverá seleção de novos expositores e programa de capacitação dos expositores atuais. A Ecofeira é uma promoção conjunta da Prefeitura de Cotia através do Departamento de Turismo/Secretaria de Cultura, Faculdade Mário Schenberg, Site Granja Vianna, Escola Granja Vianna e Movimento Transition Town; e apoio para sua realização da (SELVA)- Sociedade Ecológica Verde Amarelo, Loc-Tudo, Sabão Crá-Crá, Pare-Park estacionamentos, I-Grafix e Livraria Nobel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário