quinta-feira, 28 de julho de 2011

Seleção de Novos Expositores é realizada em Cotia

Comissão de Avaliação

Explicação sobre o processo
Análise de produtos

Exposição geral dos produtos

Expositores e novos

No último dia 26 de julho, aconteceu a seletiva de candidatos a novos expositores para a Ecofeira na Granja VIanna
As Ecofeiras na Granja Vianna surgiram da ação de um grupo sensibilizado pela necessidade de valorização de produtos locais e sustentáveis. O evento começou a acontecer em setembro de 2010, sempre na Granja Vianna, e reúne produtores rurais e de alimentos, artesãos e prestadores de serviços de Cotia, Caucaia, Granja Vianna e região.
Todo 1º domingo do mês acontecem as Ecofeiras, e excepcionalmente também são realizadas edições do evento em datas especiais, como foi aquela ocorrida em maio, no Templo Zulai, na festa de comemoração do Vesak, o Nascimento de Buda. Durante o tempo de consolidação das Ecofeiras neste quase um ano de realização, manteve-se o objetivo de valorizar a produção de alimentos orgânicos, artesanato e alimentos sustentáveis/ saúdáveis, por meio do incentivo à comercialização dos produtos.
Como tudo começou
Em abril de 2010 foi realizado o I Encontro Gastronômico da Granja Vianna, uma parceria da Prefeitura de Cotia/Departamento de Turismo e COMTUR- Conselho Municipal de Turismo. Dos assuntos discutidos no I Encontro, a questão do incentivo aos produtos locais, através da viabilização de canais de comercialização na região, foi uma das propostas que mais se destacaram.
Foi então que o Site da Granja, Prefeitura de Cotia através do Departamento de Turismo, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg iniciaram o desenho do projeto que gerou a Ecofeira. Hoje são cerca de 55 expositores participam do evento, e estão engajados num processo de desenvolvimento de auto-gestão do processo. Vários deles participaram do curso de associativismo promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o objetivo de entenderem melhor as formas de organização coletiva, para a tomada de decisões sobre a que seja mais adequada ao grupo Ecofeira.
Seleção de novos expositores revela a diversidade de produção de Cotia
Cerca de 22 pessoas, entre produtores rurais, de alimentos e artesãos submeteram seus produtos à Comissão de Avaliação para a entrada de novos expositores da Ecofeira Granja Vianna.
Ainda que alguns dos produtos apresentados não se enquadrem nos conceitos propostos pela Ecofeira (natural, orgânico, saudável, sustentável), a diversidade e qualidade de produtos apresentados surpreendeu os membros da Comissão de Avaliação. Principalmente o segmento de artesanato e trabalhos manuais esteve representado na seletiva, demonstrando que existe a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos de comercialização específicos para atender essas áreas em suas necessidades de escoamento de produção.
SERVIÇO
8ª Ecofeira na Granja Vianna
Data: 07 de agosto – das 9 às 14 horas
Local – Escola Granja Viana – Rua José Felix de Oliveira 1271 – Estacionamento Gratuito no Centro Comercial Felix Office (Rua José Felix de Oliveira, 1270).
O quê: Produtos agrícolas orgânicos, pães, bolos e conservas naturais e integrais, arte e artesanato sustentável
Atrações: Música e oficinas gratuitas. Na 8ª edição, o público poderá participar da Oficina de Customização de Roupas (traga sua peça) e da Oficina de Origami comTecido. Inscrições no local.
Maiores informações: Depto de Turismo 11- 4614 2952

Nenhum comentário:

Postar um comentário