terça-feira, 31 de agosto de 2010

Expositor Ateliê Madrinha Figena




O INÍCIO .....
Da observação das crianças pequenas em suas casas de pau a pique a brincar com panelinhas, boizinhos, bonecas no terreiro (assim eram chamados os quintais desses pequenos e humildes casebres) nos lugarejos próximos à Barbacena (MG): vem dai a inspiração da artista plástica Agda Martini, que em muitas das visitas a esses lugarejos observou a utilização de um barro branco que chamam “tabatinga”, de fácil manuseio e rápida secagem. Em gestos espontâneos as crianças deixavam ali no barro a sua visão de mundo, os afazeres da mãe, o trabalho fatigante do pai na roça do milho, o seu papel naquela família.
Da observação da brincadeira das meninas com o barro nascem as "figurinhas" da artista , bonecas contemporâneas. Produzidas não somente com o barro e agregando massa de papel numa tentativa de descrever o significado da simplicidade do fazer das meninas da roça. Grávidas, noivas, noivos, São Francisco, Divino Espírito Santo, Sancho Pança, homens de terno, idosas e todo um universo de representações de imagens que carregam em si uma estória de vida não só da herança mineira mas das recordações da artista.
COMO TUDO COMEÇOU...
A partir do reaproveitamento de frascos, garrafas vazias e outros utensílios que foram descartados de sua função inicial. Estes servem de base no desenvolvimento das "bonecas/figurinhas". Confeccionadas com material reciclável ou reaproveitável, com revestimento de argila e massa de papel e outros materiais com acabamento em acrílica e outros pigmentos utilizando técnicas variadas, na busca da conscientização e respeito ao meio ambiente.
NASCE A OFICINA MADRINHA FIGENA
Para dar continuidade ao processo de esculturas e mostrar seus trabalhos Agda Martini criou a "Oficina Madrinha Figena". Uma homenagem a uma madrinha daqueles tempos em que a função era ajudar a criar o afilhado. Ela ensinava de tudo pra todas as crianças da rua em que a artista morava. Aquela mineira com gosto apurado para culinária, com muitos dotes, inclusive para trabalhos manuais, como um crochê de dar inveja. Todos ganhavam presentes que ela mesma produzia. Ao chegar na Rua Bem Te Vi número 410, qualquer pessoa pode se deparar com esculturas que convidam a mergulhar nas recordações contidas nas peças e se quiser opinar e dar sugestões é bem vindo, afinal de contas estamos relembrando e construindo identidades. Você pode adquirir as peças ou se quiser colocar a mão na massa agendando um horário para oficina.
BREVE CURRÍCULO
Arte educadora e artista plástica, atuou no SESC/Barra Mansa -RJ em produção e execução de projetos culturais,sociais e comunitários. Atuou em curadoria e monitoria de exposições de artes visuais, bem como elaboração de cenários, feiras,seminários e fóruns. Fez produção e execução nas áreas de artes plásticas, música, teatro e dança. Teve participações em seis exposições individuais e quinze coletivas mostras,projetos e gincanas artísticas(1994 a 2006).Foi destaque na VI Mostra Internacional de Artes Plásticas em New York.Obras publicadas no catálogo "Artes Plásticas no Brasil" de 1998 e 1999.Obra selecionada no 19º Salão da Primavera da cidade de Resende – RJ.
Contatos: (11)4169-4603 (11)93870318

Nenhum comentário:

Postar um comentário