quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ecofeira: Mais uma edição de sucesso.

Mais uma edição da Ecofeira Granja Vianna foi realizada no salão de eventos da Igreja Matriz Santo Antônio,  no mês de outubro.
Cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento, à busca de alimentos orgânicos, naturais, integrais ou livre de agrotóxicos, além de alimentos processados e artesanato sustentável.

Nesta edição, além dos legumes, verduras, cogumelos fresquinhos, e da diversidade de flores e plantas ornamentais, o segmento de alimentos processados trouxe muitas novidades deliciosas, servidas para consumo na hora, com empanadas chilenas, mini-pizza integral, cuzcuz marroquino, entre outras.

A programação da Ecofeira contou ainda com a Oficina de Lanterna com reaproveitamento de embalagens Tetra Pak, ministrada pela artista Flávia Brunette e com o Cantinho das Crianças, que realizou plantio de mudas, ministrada por monitores da SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo. A feira de trocas AUESCAMBAU completou as atrações do dia.

A Ecofeira de Outubro contou com a especial colaboração da comunidade da igreja Santo Antônio, liderada pelo Pe. Pedro. A paróquia também aproveitou a oportunidade e montou uma banca com produtos doados para revenda.

A Ecofeira Granja Vianna é uma promoção do Departamento de Turismo/Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cotia, Site da Granja, Faculdade Mário Schenberg, Movimento Transition Town e comissão de expositores. As Ecofeiras contam com apoio permanente para sua realização da LocTudo, I-Grafix, Ciagraph e SELVA-Sociedade Ecológica Verde Amarelo, além de parceiros diferentes nas edições itinerantes.

A próxima Ecofeira Granja Vianna será dia 11 de novembro no SESI Cotia, Rua Mesopotâmia, n.300, Jd Passárgada e a Ecofeira de Natal está programada para dia 02 de dezembro no Clube Pitangueiras.

Dois anos de Ecofeira: Granja prestigia a festa!

A 18ª Ecofeira na Granja Vianna, com o tema  Primavera, ocorrida no dia 02 de setembro, no salão de eventos da Paróquia Santo Antônio, foi um momento especial de encontro e confraternização da comunidade granjeira.
Especial porque houve a comemoração de dois anos de realização das Ecofeiras na Granja Vianna,  e também porque o evento reuniu tradicionais frequentadores, que desde o início prestigiam a feira de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis.



Cerca de 1500 pessoas passaram pelo salão durante o dia, atrás dos quarenta expositores de alimentos processados, artesanato sustentável e das verduras, legumes, cogumelos orgânicos fresquinhos, vindos diretamente das hortas de Caucaia do Alto, distrito agrícola de Cotia. Até um ônibus de turismo de Guarulhos veio especialmente para conhecer a Ecofeira, convidados do Movimento Transition Town.
As oficinas de cultivo de orquídeas e de fabricação de produtos de limpeza ecológicos, bem como de minhocário doméstico foram sucesso de público, onde a conservação da natureza era o enfoque principal.




História das Ecofeiras
As Ecofeiras na Granja Vianna nasceram do Encontro Gastronômico realizado em 2009 pelo COMTUR Cotia – Conselho Municipal de Turismo, com apoio da Faculdade Mário Schenberg, Casa do Moinho e outras instituições.
Na ocasião, foi discutido a necessidade de fomento ao consumo de produtos locais, principalmente de produtos horti-fruti-granjeiros, o que garantiria mais frescor e bons preços, além de alavancar o desenvolvimento da área rural de Cotia.
Assim nasceu um grupo de fomento à realização das Ecofeiras, composto pela Prefeitura de Cotia através do Departamento de Turismo/Secretaria de Cultura e Turismo, Site da Granja, Faculdade Mário Schenberg, Movimento Transition Town e Escola Granja Vianna, que  sediou a maioria das edições do evento, por afinidade com as propostas de sustentabilidade.
Ao longo de sua trajetória, a Ecofeira consolidou-se como uma vitrine da produção local, onde além dos orgânicos, o público encontra alimentos processados como geléias, compotas, pães, doces e massas, e artesanato diferenciado. Momentos de aprendizado e reflexão fazem parte das Ecofeiras,  principalmente relacionados a temas ambientais, em oficinas gratuitas e rodas de conversa.
Vários parceiros acreditaram nas Ecofeiras, apoiando com materiais e serviços, como a  Loc Tudo, Ciagraph, Felix Office, I-Grafix e SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo.

Ecofeira comemorou o Dia dos Pais com muitas atrações

    Mais uma edição concorrida da Ecofeira aconteceu em 05 de agosto, na Escola Granja Vianna, cheia de novidades e presentes aos pais que prestigiaram a feira. Cerca de 400 pessoas prestigiaram o evento.
   Repleta de produtos de época, verduras e legumes orgânicos,  cogumelos, queijo, mel, pães/doces/compotas/antepastos/picles/mel, além de garantir opções para a despensa da família que se preocupa com a saúde e a nutrição,  as atividades programadas foram pontos altos do evento.
   Logo cedo, uma mesa de cafè da manhã foi oferecida aos pais pelos expositores, com bolos de cenoura orgânica, fubá cremoso,  banana crostata, pães integrais, suco de uva orgânico, chá de ervas,  leite, geléias, pães integrais, iogurte e granola.Na sequência, aconteceu uma oficina de comfecção de pipas, para entreter pais e filhos numa ação lúdica.
   A aula de degustação de cervejas artesanais foi outro ponto alto da festa, que contou com a parceria de produtor local. Também os expositores da Ecofeira ofereceram um pouco das delícias salgadas, como frango e lombo defumado, chutneys, casquinhas de grãos, pães integrais e de ervas, grãos e sementes, e até mini-empanadas.
   Proposta pelo MDGV- Movimento de Defesa da Granja Vianna, aconteceu ainda uma roda de conversa sobre os impactos do Sistema Produtor de Água São Lourenço,  cuja audiência pública ocorrerá nmo próximo dia 09 de agosto.
   A Ecofeira Granja Vianna é uma promoção do Departamento de Turismo/Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Cotia, Site da Granja, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg. O evento conta com apoio da Escola Granja Vianna, I-Grafix, Ciagraph, LocTudo e Felix Office.

Ecofeira Julina teve atrações do começo ao fim!

    O Arraiá Sustentável da Ecofeira Granja Vianna deste início de julho contou com inúmeras atrações, além da tradicional comercialização de produtos orgânicos, naturais, integrais e sustentáveis.
   Uma programação cultural extensa foi disponibilizada durante o evento, brindando o público presente com oportunidades de aprendizado e diversão.
   A Oficina de Elaboração de Adereços Juninos com material reaproveitado, ministrado pela expositora e artista Roberta Lorfuz, foi bastante concorrida, com a estruturação de estrelas juninas.
  A Roda de Conversa sobre a Rio+20, com Isabela Menezes, arquiteta do Movimento Transition Town, trouxe algumas das discussões que aconteceram paralelamente ao encontro dos governantes, demonstrando a vitalidade dos processos sociais nas questões da sustentabilidade.
   O expositor  Peter Baendereck conduziu um bate-papo com dicas práticas sobre o cultivo de orquídeas, demonstrando ainda algumas espécies e suas características.
   Ainda nesta edição da Ecofeira, aconteceu a apresentação especial do grupo de teatro da SELVA, com uma divertida pantomima sobre o tema Casamento Caipira.

  A Ecofeira Granja Vianna é uma promoção da Secretaria de Cultura e Turismo sob a coordenação do Departamento de Turismo, Site da Granja, Movimento Transition Town, Faculdade Mário Schenberg e conta com apoio da Escola Granja Vianna, Loc Tudo, Ciagraph, I-Grafix, Felix Office e SELVA- Sociedade Ecológica Verde Amarelo.

Ecofeira celebra o Meio Ambiente

    A Ecofeira Granja Vianna do dia 03 de junho foi uma comemoração ao Dia do Meio Ambiente, ainda que o evento em si, durante todo o ano, seja dedicado às questões da sustentabilidade, incentivo à produção rural orgânica e à produção local em geral.

   Novamente, a Escola Granja Vianna foi o ponto de encontro das pessoas interessadas no consumo do produtos mais saudáveis,  e de rever os amigos. É fato que os granjeiros tornaram as Ecofeiras um momento especial de rever os amigos, enquanto fazem suas compras.
   O Cantinho das Crianças, tocado pelos monitores da ong SELVA, desenvolveu com os pequenos atividades de plantio e artes.
   A Roda de Conversa, momento de diálogo e troca de informações, contou com a presença de Giovanna Palazzi, gerente de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, que falou sobre a Rio+20 e sobre as unidades de conservação do Brasil. Ela ainda respondeu perguntas dos participantes sobre a Reserva Florestal do Morro Grande em Cotia.

   Duas oficinas ainda complementaram a programação cultural do evento: Compostagem Doméstica, ministrada por Isabela Menezes e Confecção de Chaveiros a partir de reaproveitamento de tecidos, com Célia Russo.

    O evento é uma promoção da Secretaria de Cultura e Turismo, sob coordenação do Departamento de Turismo, Site da Granja, Movimento Transition Town, Faculdade Mário Schenberg e comissão de expositores, com apoio da Escola Granja Vianna, Felix Office, LOC TUDO, Ciagraph, I-Grafix e SELVA-Sociedade Ecológica Verde Amarelo.

Eco-Vesak confirma o prestígio do setor de orgânicos e produtos naturais

    
    A Ecofeira Granja Vianna que aconteceu no Templo Zulai no último dia 20 de maio confirma mais uma vez o sucesso desse evento,  que tem como foco a sustentabilidade, o fomento ao consumo de orgânicos/integrais e a geração de renda para os produtores locais.

   Cerca de 1500 pessoas circularam pelas tendas montadas especialmente para a Ecofeira, que ocorreu dentro da programação do ZuLai referente ao Vesak, comemoração do nascimento de Buda. Ainda que tenha contado com grande número de visitantes de outras cidades em função da festa do templo, a Eco-Vesak continuou sendo prestigiada em peso pelos granjeiros.

   Os expositores da Ecofeira ampliaram a variedade e quantidade de produtos oferecidos, mas ainda assim, por volta de meio dia (a feira começou as 9 hs)  alguns já tinham vendido toda sua produção. Verduras, legumes, cogumelos e frutas orgânicas são itens bastante procurados, bem como os alimentos já prontos, sob forma de conservas, geléias, pães, biscoitos, massas e bolos. O artesanto sustentável traz funcionalidade e beleza aos visitantes, bem como as flores e plantas ornamentais que também são oferecidos.


   O Cantinho das Crianças, conduzido pelos monitores da SELVA-Sociedade Ecológica Verde Amarelo, formados pelo Ponto de Cultura CEACOTUR no Sítio do Mandu foi uma atração à parte, com atividades de plantio de mudas de horta, além da programação especial da Brinca Yoga, atividade desenvolvida por Renata von Poser, onde a criançada pode praticar posturas de yoga e aprender alguns conceitos de forma lúdica e envolvente.


   A próxima Ecofeira Granja Vianna vai ocorrer dia 03 de junho, na Escola Granja Vianna, situada na Av José Felix de Oliveira, 1270, das 9 às 14 horas.

  O evento é uma promoção conjunta  da Prefeitura de Cotia, Site da Granja, Movimento Transition Town, e Faculdade Mário Schenberg , com apoios da Escola Granja Vianna, Ciagraph, I-Grafix, Felix Office, Loc Tudo e SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo.