quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dois anos de Ecofeira: Granja prestigia a festa!

A 18ª Ecofeira na Granja Vianna, com o tema  Primavera, ocorrida no dia 02 de setembro, no salão de eventos da Paróquia Santo Antônio, foi um momento especial de encontro e confraternização da comunidade granjeira.
Especial porque houve a comemoração de dois anos de realização das Ecofeiras na Granja Vianna,  e também porque o evento reuniu tradicionais frequentadores, que desde o início prestigiam a feira de produtos orgânicos, naturais e sustentáveis.



Cerca de 1500 pessoas passaram pelo salão durante o dia, atrás dos quarenta expositores de alimentos processados, artesanato sustentável e das verduras, legumes, cogumelos orgânicos fresquinhos, vindos diretamente das hortas de Caucaia do Alto, distrito agrícola de Cotia. Até um ônibus de turismo de Guarulhos veio especialmente para conhecer a Ecofeira, convidados do Movimento Transition Town.
As oficinas de cultivo de orquídeas e de fabricação de produtos de limpeza ecológicos, bem como de minhocário doméstico foram sucesso de público, onde a conservação da natureza era o enfoque principal.




História das Ecofeiras
As Ecofeiras na Granja Vianna nasceram do Encontro Gastronômico realizado em 2009 pelo COMTUR Cotia – Conselho Municipal de Turismo, com apoio da Faculdade Mário Schenberg, Casa do Moinho e outras instituições.
Na ocasião, foi discutido a necessidade de fomento ao consumo de produtos locais, principalmente de produtos horti-fruti-granjeiros, o que garantiria mais frescor e bons preços, além de alavancar o desenvolvimento da área rural de Cotia.
Assim nasceu um grupo de fomento à realização das Ecofeiras, composto pela Prefeitura de Cotia através do Departamento de Turismo/Secretaria de Cultura e Turismo, Site da Granja, Faculdade Mário Schenberg, Movimento Transition Town e Escola Granja Vianna, que  sediou a maioria das edições do evento, por afinidade com as propostas de sustentabilidade.
Ao longo de sua trajetória, a Ecofeira consolidou-se como uma vitrine da produção local, onde além dos orgânicos, o público encontra alimentos processados como geléias, compotas, pães, doces e massas, e artesanato diferenciado. Momentos de aprendizado e reflexão fazem parte das Ecofeiras,  principalmente relacionados a temas ambientais, em oficinas gratuitas e rodas de conversa.
Vários parceiros acreditaram nas Ecofeiras, apoiando com materiais e serviços, como a  Loc Tudo, Ciagraph, Felix Office, I-Grafix e SELVA – Sociedade Ecológica Verde Amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário